Inclusão da Pessoa com Deficiência, ainda temos muito a falar sobre isso

O dia 3 de dezembro é conhecido por ser o dia internacional das pessoas com deficiência. Em 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas), passou a comemorar essa data, com o intuito de ampliar a compreensão e os debates relacionados ao tema. Assim como outros preconceitos, o preconceito contra a PcD está enraizado em nossa sociedade. E inúmeras vezes a segregação das PcDs, começa nas instituições educacionais, que por falta de recursos ou qualificação humana, acabam por não promover a inclusão de maneira eficiente e adequada.

Decorrente do preconceito instaurado, por muitos anos a pessoa com deficiência foi vista como incapaz, e possuía pouca atuação no âmbito profissional. Apesar da grande barreira estabelecida socialmente, as PcDs estão ganhando espaço no ambiente profissional. Segundo o Ministério do Trabalho, nos últimos 5 anos no Brasil, ocorreu um aumento de 20% na contratação desses profissionais, as grandes empresas estão buscando cada vez mais inserir os profissionais PcDs.

Para que a contratação desses profissionais seja possível, é necessário realizar uma adaptação arquitetônica no espaço físico, como a instalação de rampas de acesso, informações em braile nos ambientes, banheiros adaptados, sinais sonoros, etc. Mas principalmente, é essencial modificar a cultura organizacional. Segundo pesquisa realizada pela i.Social, com mais de 2000 profissionais do RH, a maior barreira no processo de contratação de PcDs, ainda é o aspecto cultural das organizações. Para promover a mudança cultural e a conscientização, é necessário realizar divulgações que informem e capacitem os funcionários já existentes, para a rotina com seus novos colegas. Esse tipo de iniciativa, evita a desinformação e os preconceitos, além de promover a sensibilização e o trabalho em equipe.

Segundo matéria publicada pela Empresa em foco (2019), as perspectivas para o futuro, abrangem um aumento significativo na inclusão desses profissionais, entrelaçado a mudança das culturas organizacionais. Pesquisas também demonstram, que há diversos benefícios para empresas que contratam PcDs, como a atração de tipos diferentes de consumidores para a marca, humanização do ambiente profissional e o aumento das trocas de experiências entre os colaboradores. As diversas perspectivas da vida, e a possibilidade de conviver com realidades diferentes, ampliam também o leque de conhecimento, e das relações sociais dos profissionais envolvidos.

Sabemos que ainda há uma longa jornada para que essa inclusão seja efetiva, o primeiro passo é preparar a equipe de RH e os gestores, para que possam realizar um processo seletivo qualificado, buscando compreender a capacidade do sujeito e não suas limitações.

Ao olhar um deficiente, algumas pessoas ainda tendem a observar a deficiência e esquecer do indivíduo, precisamos mudar essa  visão!