Deseja criar a melhor experiência para seus clientes? Deseja envolver completamente os funcionários?

Que tal aumentar a produtividade em toda a sua organização?

Talvez seja hora de repensar como você forma e mantém suas equipes.

Para obter resultados mais expressivos, as empresas estão recorrendo a uma abordagem amplamente utilizada por equipes de alto desempenho: a estabilidade da composição.

Mas afinal, o que são equipes estáveis?

São Times formados por 7 a 10 integrantes, que trabalham de forma dedicada no desenvolvimento, manutenção e evolução de um produto, serviço ou processo específico.

A diferença, além do escopo de trabalho definido, é que essas equipes são estáveis, ou seja, não são dissolvidas depois que um determinado objetivo de entrega é alcançado.

Dentre os principais benefícios dessa abordagem podemos mencionar:

Maior engajamento

As pessoas se comprometem mais profundamente quando são responsáveis por um produto ou processo de ponta a ponta.

Maior Foco

Com a abrangência mais definida do escopo de trabalho, as pessoas conseguem priorizar e focar suas capacidades nos objetivos e metas mais relevantes em determinado momento.

Maior desenvolvimento

Equipes dedicadas precisam transferir conhecimento internamente, o tempo todo, para garantir maior sinergia e aproveitamento máximo dos seus componentes quando ocorrem variações de demanda.

Maior produtividade

Como as pessoas trabalham com alto nível de integração e colaboração, conseguem identificar mais rapidamente ineficiências e, a partir desse conhecimento, definir ações de melhoria que elevam continuamente sua capacidade de entrega.

Maior Qualidade

Equipes dedicadas estáveis apresentam forte vínculo com o resultado do trabalho realizado, por esta razão valorizam profundamente a qualidade e o valor entrega aos clientes. Meia boca, nem pensar.

Maior Satisfação

Como são mais autônomas, estáveis e constantemente desafiadas a evoluir, essas equipes apresentam níveis elevados de satisfação, motivação e comprometimento.

Mas a transição para Times multifuncionais estáveis não é algo tão trivial. A maioria das empresas ainda opera no formato de silos ou equipes de projeto, onde os integrantes são tratados como peças intercambiáveis, sendo alocados ou realocados de acordo com a demanda.

Mas com tantos benefícios, será que não vale a pena começar um experimento na sua empresa?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.