A importância da estabilidade na composição das equipes
Deseja criar a melhor experiência para seus clientes? Deseja envolver completamente os funcionários?
Que tal aumentar a produtividade em toda a sua organização?
Talvez seja hora de repensar como você forma e mantém suas equipes.
Para obter resultados mais expressivos, as empresas estão recorrendo a uma abordagem amplamente utilizada por equipes de alto desempenho: a estabilidade da composição.
Mas afinal, o que são equipes estáveis?
São Times formados por 7 a 10 integrantes, que trabalham de forma dedicada no desenvolvimento, manutenção e evolução de um produto, serviço ou processo específico.
A diferença, além do escopo de trabalho definido, é que essas equipes são estáveis, ou seja, não são dissolvidas depois que um determinado objetivo de entrega é alcançado.
Dentre os principais benefícios dessa abordagem podemos mencionar:
Maior engajamento
As pessoas se comprometem mais profundamente quando são responsáveis por um produto ou processo de ponta a ponta.
Maior Foco
Com a abrangência mais definida do escopo de trabalho, as pessoas conseguem priorizar e focar suas capacidades nos objetivos e metas mais relevantes em determinado momento.
Maior desenvolvimento
Equipes dedicadas precisam transferir conhecimento internamente, o tempo todo, para garantir maior sinergia e aproveitamento máximo dos seus componentes quando ocorrem variações de demanda.
Maior produtividade
Como as pessoas trabalham com alto nível de integração e colaboração, conseguem identificar mais rapidamente ineficiências e, a partir desse conhecimento, definir ações de melhoria que elevam continuamente sua capacidade de entrega.
Maior Qualidade
Equipes dedicadas estáveis apresentam forte vínculo com o resultado do trabalho realizado, por esta razão valorizam profundamente a qualidade e o valor entrega aos clientes. Meia boca, nem pensar.
Maior Satisfação
Como são mais autônomas, estáveis e constantemente desafiadas a evoluir, essas equipes apresentam níveis elevados de satisfação, motivação e comprometimento.
Mas a transição para Times multifuncionais estáveis não é algo tão trivial. A maioria das empresas ainda opera no formato de silos ou equipes de projeto, onde os integrantes são tratados como peças intercambiáveis, sendo alocados ou realocados de acordo com a demanda.
Mas com tantos benefícios, será que não vale a pena começar um experimento na sua empresa?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!