Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
A educação é direito de todos, mas é sabido que muitas crianças ou adolescentes são privados e excluídos do acesso à educação. Este foi o motivo pelo qual o Sistema Conselhos de Psicologia definiu o dia 14 de abril como o Dia Nacional de luta pela Educação Inclusiva.
Esta data tem como objetivo defender uma educação que realmente seja inclusiva, pois hoje temos muitos excluídos dos sistemas de ensino, como meninas, homossexuais, índios, quilombolas, população rural, populações em situação de rua, adolescentes autores de ato infracional, crianças e jovens que constituem o público-alvo da Educação Especial.
A Educação Inclusiva é um grande desafio a ser encarado nos dias atuais, principalmente quando falamos de estudantes com necessidades educativas especiais em salas de aulas regulares.
Hoje a educação inclusiva tem políticas de Educação Especial e, ao considerar a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais nos espaços sociais e em salas de aulas regulares, teve um avanço na democratização das oportunidades educacionais.
Lembramos que deve-se estabelecer relações eficazes que possam favorecer o atendimento igualitário entre estudantes com necessidades educacionais especiais e os demais, para que eles se sintam, de fato, incluídos no contexto escolar e social.
Para que todos sejam recebidos sem distinção e com respeito pelas escolas, é necessária boa infraestrutura, merenda, valorização dos profissionais de educação, democratização na tomada de decisões, participação da sociedade, ações de parceria com as famílias e boa gestão.
Ressaltamos ainda, como benefícios dessa relação, a pesquisa lançada pelo Instituto Alana e a ABT Associates, sob coordenação do Dr. Thomas Hehir, professor da Harvard Graduate School of Education, intitulada “Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência”. Nesta pesquisa vemos, por exemplo, que pessoas sem deficiência que estudam em salas de aulas inclusivas tem opiniões menos preconceituosas e mais receptivas às diferenças. Esse convívio também traz reflexos positivos que são percebidos em ambos na vida adulta.
Veja a pesquisa completa: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2019/10/os-beneficios-da-educacao-inclusiva.pdf
Uma educação inclusiva de qualidade consiste não somente na aceitação mas, sobretudo, na valorização das diferenças e, essa é uma responsabilidade de todos.
Seguem algumas dicas e sugestões que podem nos aproximar mais do assunto:
- Caso tenha crianças em fase escolar, pergunte quantas crianças com deficiência estudam na escola e acompanhe as formas de inclusão;
- Acolha os pais, verbalize e entre na luta;
- Faça a ausência de alunos com necessidades especiais ser notada;
- Cuide das referências, apresente às crianças e adultos, livros, filmes e desenhos com personagens com deficiência;
- Evite criar um tabu em torno do tema;
- Não exclua!
Vídeo para reflexão:
https://www.youtube.com/watch?v=9eyCmr7At04
Sugestões de filmes:
Os intocáveis
Extraordinário
Uma lição de amor
Teoria de tudo
Simples como amar
Sugestão de site:
https://www.unicef.org/education/inclusive-education
Cabe a cada um de nós ficar atento e, colaborar na inclusão e acolhimento de qualquer criança na Escola, independente da condição econômica, orientação, deficiência, todos sem exceção tem direito à Educação.
São esses atos que validam nossa responsabilidade social, promovendo assim o desenvolvimento do nosso mundo e, principalmente, de cada ser.
Fontes:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139394
https://site.cfp.org.br/dia-nacional-de-luta-pela-educacao-inclusiva/
http://www.crpsp.org.br/portal/conselho/comissoes/ver_noticias.aspx?id=9
https://alana.org.br/wp-content/uploads/2019/10/os-beneficios-da-educacao-inclusiva.pdf
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!