Já é fato que, as empresas que adotam a Diversidade e a Inclusão se mostram mais inovadoras, promovem o pensamento criativo e crítico, obtendo assim mais sucesso junto aos seus Clientes, justamente por ouvir diferentes vozes e promover a empatia.

No mundo de hoje, tornou-se crucial que as empresas desenvolvam produtos e serviços inclusivos e, se você garantir essa representatividade dentro da sua empresa, esse processo fluirá de maneira mais efetiva.

No entanto, apesar do valor inegável sobre a necessidade de se promover a diversidade no local de trabalho, esses recursos permanecem ainda sub-representados. 

Há uma necessidade desafiadora de se falar sobre esse assunto de maneira cuidadosa e sustentada, bem como uma urgência na mudança cultural consciente, para que as organizações possam colher todos os benefícios da Diversidade e Inclusão.

Em Start Up’s e empresas de Tecnologia já é comum que se tenham metas de equilíbrio de gênero, dando às pessoas de várias esferas  a oportunidade de expressar suas próprias ideias, experiências e perspectivas.

No entanto, à medida que o ambiente de negócios se torna mais complexo, interconectado e diversificado, uma organização precisa pensar em Diversidade e Inclusão, não apenas com base em gênero, raça e etnia, mas aprofundando-se em outras questões culturais, como crenças políticas e religiosas, orientação sexual, idade, origens socioeconômicas e pessoas com deficiência.

E para que isso dê certo, é imperativo que pessoas de todas as origens, perspectivas e habilidades tenham acesso igual a oportunidades e se sintam confiantes para participar dos processos organizacionais.

Promover um ambiente inclusivo que aceite e celebre as diferenças sociais e culturais entre os funcionários é um compromisso de longo prazo.

Requer uma transformação cultural contínua dentro da organização, incluindo um aprofundamento nas estruturas de trabalho, projetos de cargos e uma  compreensão de como esses fatores refletem nas comunicações internas e externas da organização.

Isso exige mudanças comportamentais sustentadas no nível de liderança.

Nesse modelo, líderes e gerentes de talentos devem trabalhar em colaboração, iniciando e sustentando esforços para criar um ambiente empoderador, onde a força de trabalho diversificada se sinta valorizada, respeitada e aceita por suas perspectivas únicas.

Se ainda não está convencido veja esses dados importantes:

  • Prevê-se que até 2025, 75% da força de trabalho global constituirá millennials e isso também em posições de liderança, ou seja, um grupo que na grande maioria prioriza a Diversidade e Inclusão,  acima da maioria dos demais parâmetros (incluindo salário).
  • Uma cultura de união e empoderamento só pode prosperar quando houver liderança inclusiva. Uma pesquisa da Harvard Business Review descobriu que as equipes lideradas por líderes inclusivos têm 20% mais chances de tomar decisões de alta qualidade e 29% mais chances de se envolver de forma colaborativa.
  • Naturalmente se perceberá que os locais de trabalho inclusivos são os que mais atraem e retêm os indivíduos brilhantes, dentro um conjunto diversificado de talentos.  

Cabe ao RH implementar programas e iniciativas de contratação, desenvolvimento de talentos e retenção, treinamento, operações e políticas focadas internamente e externamente para acelerar a Diversidade e Inclusão na sua empresa.

E quando achar que sua Empresa  já está pronta se permita fazer uma única pergunta:

“Minha empresa é um lugar onde as pessoas podem realmente ser autênticas?”

Referências:

https://www.businesstoday.in/opinion/columns/workplace-diversity-how-organisations-can-enable-an-inclusive-culture-corporates/story/399003.html

https://technical.ly/philly/2020/03/12/diversity-inclusion-policy-makes-business-sense-hiring-strategy-greater-philadelphia-ciultural-alliance-event/

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