Dia 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi criada para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e garantir a elas oportunidades e liberdade para viverem como qualquer outra pessoa e, quando falamos sobre oportunidades também nos referimos a empregabilidade.

O acesso ao mercado de trabalho é desafiador para todos, mas principalmente para pessoa com deficiência. Hoje muito se fala sobre inclusão e diversidade nas organizações e, a lei prevê que a pessoas com deficiências tenham o direito ao trabalho com condições favoráveis e com igualdade às demais pessoas, mas sabemos que ainda precisamos de mais incentivos e menos preconceito.   

Ter a diversidade em sua empresa possibilita um ambiente mais acolhedor e, aumentam suas chances de atender um número maior de clientes, que se sentirão ainda mais atraídos  por sua diversidade de pensamento.   

O estudo divulgado pelo instituto Alana https://alana.org.br/wp-content/uploads/2017/04/Paper_Sindrome_Down.pdf  confirma o exposto acima e mostra o valor que os colaboradores com síndrome de Down podem agregar à sua empresa.

Precisamos capacitar os jovens e adultos com síndrome de Down, apoiar sua autonomia, independência e liberdade para suas escolhas.  

Sugerimos que você acesse os links abaixo e saiba mais sobre esse desafio, além de conhecer algumas Ongs e Institutos que promovem ações para inclusão social. Destacamos ainda dois vídeos que nos enchem de orgulho e motivação: a história de Gabriel Bernardes e Jéssica Pereira que se tornaram empreendedores.

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/pcd/sindrome-de-down-desafios-e-oportunidades-no-mercado-de-trabalho/

http://www.movimentodown.org.br/trabalho/inclusao-no-mercado-de-trabalho/

https://www.metasocial.org.br/sobre

https://www.camarainclusao.com.br/quem-somos/

https://veja.abril.com.br/videos/em-pauta/cromossomo-do-empreendedorismo/

https://globoplay.globo.com/v/8419639/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.