Data criada pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar as pessoas sobre assuntos relacionados a saúde.

Frente a situação que estamos vivenciando globalmente, não podíamos deixar de falar de aspectos importantes para manter uma boa saúde no período de isolamento social.

Muitos profissionais que saíam de suas casas todos os dias para trabalhar estão de quarentena, alguns trabalhando home office e outros sendo obrigados a parar suas atividades durante esse período, em prol do combate ao Covid-19.

Nesse momento devemos tomar ações voltadas a garantir o nosso sistema imunológico, e a alimentação é essencial, não existe um alimento que previna o Coronavírus, porém as suas defesas respondem mais rápido, quando o seu corpo está fortalecido.

É normal que o desejo de comer alimentos com maior teor calórico prevaleça devido à preocupação e ansiedade com as incertezas que estamos vivenciando. Porém é importante manter uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais, como indica a nutróloga Nivea Bordin em entrevista à Revista exame.

Além disso, em razão da quarentena afetar a pratica de exercícios, se torna importante também a redução do consumo dos alimentos que possuem farinha branca, por mais prático que pareça comer um biscoito, substitui-lo por batata doce ou alimentos com baixo índice glicêmico trará resultados melhores para a saúde como apontaBordin.

Para os profissionais que não podem ficar em quarentena, pois sua função é essencial, devem tomar cuidado redobrados com os alimentos que consomem fora de casa, sempre higienizar os talheres com álcool, optar por copos descartáveis e alimentos cozidos afirma a nutróloga.

Um outro cuidado importante que devemos ter é com a nossa saúde mental frente a tantas incertezas que esse vírus nos trouxe.

O tempo todo estamos recebendo informações de todos os canais de comunicação, até mesmo quando tentamos nos distrair em uma rede social, lá estão mais notícias sobre o vírus, o número de mortos e infectados aumentando, além da discussão sobre os rumos da economia, o que nos deixa ainda mais angustiados e com medo de tantas incertezas e, esse é o momento crucial para buscarmos um autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Diante disso, o psiquiatra Octavio Pavan, em entrevista a Natura, orienta que as informações sejam filtradas e que você  faça opção em confiar apenas nas fontes seguras, como o site do Ministério da Saúde e o aplicativo do SUS.

Pavan afirma que ficar sem notícias pode trazer mais angustia do que tê-las, mas que é necessário ter um controle, separando apenas um horário do dia para ter acesso e não ficar sendo bombardeado o tempo todo de informação. 

Deve-se aproveitar o tempo em casa para estabelecer uma rotina, quem está trabalhando home office impor horário de início e fim, aproveitar para organizar afazeres da casa e aquelas tarefas que a tempos você estava precisando executar, mas não fazia por falta de tempo, esse é o momento ideal, estabelecer uma rotina para se sentir ativo e produtivo.

As incertezas podem nos deixar tristes e com vontade de não fazer nada, porém não caia nessa armadilha, quanto mais ocioso, maior o desespero pela sensação de improdutividade, aconselha a psicóloga Carla Guth.

Segunda Pavan e a psicóloga Carla Guth é importante manter o autocuidado, aproveitar o tempo para refletir e adquirir o autoconhecimento, praticar atividades que mais gosta de fazer a sós, escutar música, dançar, fazer o prato favorito … executar ações que tragam maior conhecimento sobre si e alivie a carga pesada.

Use da tecnologia a seu favor, aproveite as ferramentas existentes para se aproximar das pessoas, mantenha o contato virtual, a importância por interagir e trocar experiências, também são enfatizados por Carla.

Pratique exercícios físicos, movimente-se mesmo que seja rolar no chão com seu filho, realizar afazeres de casa e caminhar pela casa. Além disso, beber bastante água e colocar o sono em dia, também são importantes para o sistema imunológico, afirmam especialistas.

Caso a angustia prevaleça procure ajuda de um profissional, existem alguns canais que estão disponibilizando auxilio nesse momento como o Instituto Entrelaços que oferece linha telefônica aberta até 30/04/2020 pelo telefone (11)98863-0550, confira mais informações sobre o Instituto através do site http://www.institutoentrelacos.com/

Abaixo seguem os links das matérias em que esse texto foi inspirado.

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/em-tempo-de-coronavirus-saiba-como-se-alimentar-bem-na-quarentena/

https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/novo-coronavirus-como-manter-a-saude-mental-durante-o-isolamento?cnddefault=true&raccoon_param1=institucional-conteudo&raccoon_param2=nnovo-coronavirus-como-manter-a-saude-mental-durante-o-isolamento&gclid=EAIaIQobChMI5JTYr8HU6AIVRAiRCh1CVw7CEAMYASAAEgKtx_D_BwE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.