Assessor(a) de Gestão de Projetos – híbrido em São Paulo/SP

A Start Up Consultoria em RH, em parceria com o Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, busca um(a) Assessor(a) de Gestão de Projetos, que será responsável por assessorar na execução técnica e financeira dos projetos, monitorar indicadores de resultados, preparar relatórios para financiadores, apoiar na elaboração de propostas técnicas, financeiras, entre outras atividades. 

O Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2002. Tem como missão contribuir para o fortalecimento cultural e político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas localizadas no Amapá e norte do Pará. O Iepé proporciona assessoria especializada e cooperação técnica diversificada às comunidades para a gestão de projetos, valorização e gestão de patrimônios culturais, fortalecimento político e gestão territorial e ambiental. Sua atuação é pautada pelas demandas indígenas de formação e capacitação, visando o fortalecimento das formas de gestão comunitária e coletiva. Além disso, o Iepé se dedica a monitorar as políticas públicas indigenistas e ambientais que incidem sobre essas comunidades, agindo no sentido de influenciá-las positivamente para que os direitos destas populações enquanto povos diferenciados sejam respeitados.

O Programa Tumucumaque- Wayamu apoia os povos e organizações indígenas das 5 Terras Indígenas (TIs) reconhecidas pelo Estado brasileiro: Parque Tumucumaque e Rio Paru D’Este, no norte do Pará, região referida como “Tumucumaque”; e as TIs Trombetas-Mapuera, Nhamundá-Mapuera e Kaxuyana-Tunayana, localizadas entre o noroeste do Pará, o norte do Amazonas e o sudeste de Roraima, região referida como “Território Wayamu”, que inclui ainda uma área no baixo curso do rio Jatapu cujo reconhecimento como Terra Indígena é reivindicado ao Estado. Nos últimos anos, o Iepé vem apoiando as comunidades e organizações indígenas do Território Wayamu na elaboração e na implementação do seu Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), envolvendo também a assessoria e capacitação para das diretorias das organizações indígenas.  A implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental do Território Wayamu é uma pauta do trabalho de assessoria do Programa Tumucumaque nos próximos anos.

Informações sobre a vaga:

O(a) Assessor(a) de Gestão de Projetos Gestor do Iepé será responsável pela assessoria em gestão dos projetos desenvolvidos pelo Programa Tumucumaque-Wayamu e suas Organizações Indígenas Parceiras, o que envolve diferentes atividades:

  • Monitoramento técnico e financeiro da execução de projetos;
  • Monitoramento de indicadores de resultados;
  • Preparação de relatórios para financiadores;
  • Apoio à elaboração de projetos (proposta técnica, financeira, indicadores).

Esta vaga de Assessoria em Gestão de Projetos está vinculada à Coordenação do Programa Tumucumaque-Wayamu/Iepé e o trabalho deve ser realizado de forma articulada com os/as responsáveis pela Coordenação executiva e administrativa-financeira do Iepé, bem como com os/as assessores das Organizações Indígenas e lideranças indígenas dos territórios de atuação do Programa Tumucumaque-Wayamu.

Funções do cargo:

  • Monitoramento da execução das atividades e de indicadores de resultados, em articulação com a Coordenação dos Programa Tumucumaque-Wayamu;
  • Monitoramento da execução financeira dos projetos em articulação com o setor administrativo do Iepé e com a Coordenação dos Programa Tumucumaque-Wayamu;
  • Monitoramento dos compromissos contratuais, prazos e demais demandas de organizações financiadoras;
  • Apoio à elaboração de projetos (proposta técnica de acordo com padrões estabelecidos por financiadores e editais, estruturação de indicadores de resultados, plano de atividades e proposta financeira);
  • Comunicação com financiadores e parceiros em articulação com a Coordenação do Programa Tumucumaque-Wayamu;
  • Apoio na elaboração e/ou revisão de relatórios e documentos relacionados à execução dos projetos;
  • Apoio na gestão financeira e logística de atividades baseada em orçamentos;
  • Consolidar informações dos projetos.

Requisitos:

  • Formação superior em Administração, Ciências Exatas e/ou Humanas;
  • Experiência prévia com gestão de projetos;
  • Experiência com ferramentas de gestão de projetos (marco lógico, indicadores de
    resultados, teoria da mudança, etc);
  • Boa comunicação oral e escrita;
  • Inglês;
  • Bom relacionamento interpessoal e boa capacidade de comunicação;
  • Responsabilidade, iniciativa, organização, capacidade de planejamento, autonomia, flexibilidade, transparência, proatividade e capacidade de imaginar soluções criativas;
  • Experiência de trabalho com organizações do 3º setor;
  • Conhecimento de informática, habilidade nos programas do pacote Office e internet;
  • Disponibilidade para residir em São Paulo e realizar viagens de campo;
  • Conduta de respeito às especificidades dos povos indígenas, de gênero, de idade, e às especificidades regionais.

Qualificações e competência desejáveis

  • Habilidade de negociação e mediação;
  • Experiência em processos administrativos.

Condições:

Salário compatível com a função e com o mercado do terceiro setor;

Jornada de trabalho: 40 horas semanais de segunda a sexta-feira.

Regime de contratação CLT conforme legislação vigente.

Contrato de experiência por 90 (noventa) dias.

Plano de Saúde.

Seguro de vida

Vale alimentação/Refeição

Vale transporte (se necessário)

Modelo de trabalho: Híbrido no escritório de São Paulo.

Viagens aos territórios.

Local: Escritório do Iepé em São Paulo.

Início previsto: Março de 2025

 

Valorizamos a diversidade e o respeito à diferença no ambiente de trabalho, por isso incentivamos a inscrição de pessoas negras e de pessoas LGBTQIAPN+ nas vagas.

 

🏃‍♀️ Inscreva-se até 23 de fevereiro de 2025:  Formulário de inscrição aqui