Analista Socioambiental – Programa Xingu – Brasília – DF
A Start Up Consultoria em RH, em parceria com o ISA – Instituto Socioambiental está buscando um(a) Analista Socioambiental.
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 1994 para atuar ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, nossos parceiros históricos, desenvolvendo soluções que protejam seus territórios, fortaleçam sua cultura e saberes tradicionais, ampliem sua participação política e desenvolvam economias sustentáveis.
As premissas estratégicas da organização, portanto, incluem a parceria com atores locais por meio de consulta, planejamento e execução conjunta de ações, bem como a participação em redes locais, nacionais e internacionais para influenciar a sociedade em questões socioambientais.
Com sede em São Paulo (SP), possui subsedes em Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista(RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP), e Altamira (PA). O ISA tem como missão defender a diversidade socioambiental brasileira, seja nos corredores de Brasília ou no chão da floresta. Nossa visão institucional mira o fortalecimento dos Territórios da Diversidade Socioambiental (Terras Indígenas, Quilombos, Unidades de Conservação e Tradicionais), o aumento da resistência dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais perante o retrocesso nos direitos adquiridos, e a formação de uma sociedade brasileira mais consciente e preparada para enfrentar as mudanças climáticas.
A bacia do Rio Xingu, região que cobre cerca de 51 milhões de hectares, entre os estados de Mato Grosso e Pará, é uma das cinco principais bacias hidrográficas da margem direita do rio Amazonas e simboliza a diversidade socioambiental brasileira, contendo um dos maiores maciços florestais contínuos de Terras Indígenas (TI) e Unidades de Conservação (UC) no planeta, o Corredor de Áreas Protegidas do Xingu. Representando cerca de 50% da área da bacia, esse corredor abriga 26 povos indígenas e dezenas de comunidades ribeirinhas, que desempenham um papel crucial na conservação da Amazônia e na regulação do clima global. No entanto, ameaças crescentes, como o desmatamento ilegal, a grilagem de terras, a exploração madeireira irregular e os incêndios florestais, comprometem sua integridade e colocam em risco sua rica sociobiodiversidade.
Hoje, o Xingu é palco de conflito entre estes modos de vida e um modelo econômico baseado em atividades predatórias que envolvem desmatamento, queimadas, uso intensivo de agrotóxicos, garimpo, exploração ilegal de madeira, grilagem de terras, construção de hidrelétricas, ferrovias e estradas. Na bacia estão localizados os municípios e terras indígenas com as maiores taxas de desmatamento dos últimos 10 anos na Amazônia Legal. As nascentes do rio Xingu já perderam mais de 50% de sua cobertura florestal.
O Programa Xingu do ISA articula parcerias e promove diálogos intersetoriais para o desenvolvimento de projetos na bacia do rio Xingu, com foco estratégico em quatro temas: Proteção e Direitos Territoriais, Economia da Sociobiodiversidade, Emergência Climática (restauração ecológica e manejo do fogo) e Assessoria técnica de parceiros locais, com destaque para a articulação de organizações em torno da Rede Xingu+.1 No tema de Proteção e Direitos Territoriais, a atuação está estruturada em 3 grandes eixos:
(i) inteligência territorial e regional, (ii) incidência técnica e política, (iii) aliança com
parceiros locais.
Escopo da vaga
O presente Termo de Referência é destinado ao componente de Proteção e Direitos Territoriais (PDT) do Programa Xingu do Instituto Socioambiental, cujo objetivo é combater as diversas ameaças e pressões que incidem sobre as áreas protegidas e os direitos dos povos indígenas e tradicionais do Xingu e promover os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais da bacia. Para enfrentar esses desafios, o PDT atua em três frentes de trabalho: (i) monitoramento, (ii) advocacy e comunicação, (iii) articulação com organizações locais. O último é desenvolvido em estreita parceria com a Rede Xingu+: articulação de 53 organizações (43 indígenas, 5 ribeirinhas e 5 parceiras da sociedade civil) que atuam na pauta socioambiental dentro da bacia.
A produção técnica da equipe do PDT se dá tanto em monitoramento remoto do desmatamento , como no apoio ao monitoramento colaborativo com parceiros indígenas e ribeirinhos nos territórios e, também, no acompanhamento sistemático de processos administrativos de obras de infraestrutura e mineração que afetam a bacia do Xingu. Esse trabalho constitui o cerne do Observatório de Olho no Xingu
, e subsidia estratégias de advocacy da Rede Xingu+, para influenciar decisões que possam afetar os territórios e direitos dos povos tradicionais do Xingu, entre outras ações em prol do Corredor de Áreas Protegidas do Xingu e seus povos.
Nesse contexto, o presente Termo de Referência se refere à vaga aberta para um profissional que integrará o componente de Proteção e Direitos Territoriais, com dois principais enfoques: (a) assessoria técnica sobre obras de infraestrutura e mineração que incidem sobre a bacia do Xingu; (b) assessoria de advocacy pela proteção territorial e promoção dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais da bacia do Xingu.
Detalhamento da contratação
Objetivo: o presente edital visa preencher uma vaga de analista socioambiental, pessoa física, no escritório do ISA em Brasília (DF), para contribuir com as frentes de assessoria técnica sobre obras de infraestrutura e mineração que incidem sobre a bacia do Xingu, e
advocacy pela integridade do Corredor de Áreas Protegidas do Xingu, pelos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais da bacia e pela promoção do seu bem viver.
Preferência declarada: o ISA apoia ações afirmativas, e portanto dará preferência a candidaturas de pessoas negras, indígenas ou de qualquer outro segmento dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, de mulheres, de pessoas LGBTQIA + e PCD (neste caso enviar o número de CID).
Principais Atribuições:
● Conduzir a rotina de monitoramento de processos públicos administrativos desenvolvido pelo Observatório De Olho no Xingu (coleta, sistematização e análise de informações), em articulação com demais membros da equipe, para atualizar o Radar de Obras da Rede Xingu+,
● Contribuir para a estratégia do Programa Xingu de gestão do conhecimento sobre impactos socioambientais de grandes obras, além de apoiar a elaboração de estratégias de defesa de direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais impactadas por grandes obras de infraestrutura e mineração na bacia do Xingu.
● Produzir e articular a produção de documentos técnicos multidisciplinares sobre impactos socioambientais de obras de infraestrutura e mineração;
● Promover diálogo com parceiros do Programa Xingu, organizações da sociedade civil e representantes do poder público;
● Contribuir em ações de comunicação do ISA e da Rede Xingu+ sobre obras de infraestrutura e mineração na bacia do Xingu
● Assessorar a agenda de advocacy pela proteção territorial e a promoção dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais da bacia do Xingu, a partir de articulação entre programas e áreas do ISA, e organizações parceiras que compõem a Rede Xingu+, além de articulação e representação institucional junto à sociedade civil e ao poder público.
● Acompanhamento de atividades de campo relacionadas à promoção dos direitos e do bem viver de povos indígenas e comunidades tradicionais da bacia do Xingu.
Perfil Esperado:
❖ Formação superior completa nas áreas de Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Geologia, Ciências Sociais, Ciências Econômicas ou afins, com experiência com licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental de empreendimentos e atividades sobre povos indígenas e comunidades tradicionais.
❖ Experiência de trabalho com organizações do terceiro setor ligadas a causas socioambientais ou de direitos humanos, de preferência na Amazônia, com especial ênfase em advocacy.
❖ Experiência de trabalho com povos indígenas e comunidades tradicionais, incluindo trabalho em campo (de preferência na Amazônia), e disponibilidade para viajar.
❖ Excelente redação técnica e capacidade de síntese.
❖ Excelente organização, capacidade de planejamento, autonomia e execução de tarefas;
❖ Capacidade de se relacionar em um ambiente heterogêneo, interdisciplinar e multiétnico
❖ Capacidade de articular parcerias interinstitucionais.
Habilidades Mínimas (essenciais para as atividades a serem desempenhadas):
❖ Excelente comunicação escrita e oral;
❖ Domínio de editor de texto, planilhas e apresentações;
❖ Boa comunicação e disposição para se relacionar com povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais como ribeirinhos e agricultores familiares;
❖ Disponibilidade para trabalho em equipe, fortes competências de comunicação interna (expressão em reuniões, escrita formal e de e-mails);
❖ Disponibilidade para viagens para os escritórios do ISA (em especial Altamira/PA, Canarana/MT, e São Paulo/SP) e viagens de campo para territórios remotos onde o ISA atua.
❖ Capacidade de apresentação para público externo e articulação interinstitucional.
Habilidades Complementares (opcionais):
❖ Proficiência em língua inglesa
Remuneração e benefícios
❖ Salário compatível com a exigência do cargo Analista Pleno a partir de R$7.811,31 a R$9.392,08.
❖ Regime CLT;
❖ 40 horas semanais ( horários a combinar);
❖Vale Transporte (se necessário).
❖ Seguro de Vida;
❖ Plano de Saúde;
❖ Vale Alimentação ou Vale Refeição;
❖ Recesso de final de ano (não é descontado das férias);
❖ Licença-paternidade de um mês (30 dias);
❖ Extensão da licença-maternidade para 6 meses;
❖ Emenda de feriados nacionais, quando estes caem na terça ou quinta-feira;
Localização
Brasília – DF, Brasil, mas com interação permanente com os escritórios de Altamira (PA) e Canarana (MT)
Inscreva-se até 08 de junho de 2025: Vaga Analista Socioambiental