Como manter um bom clima organizacional no modelo de trabalho home office?
A pesquisa de Clima Organizacional vem sendo a tempos utilizada pela área de RH, como um instrumento para análise, diagnóstico e sugestões, que são utilizados posteriormente para a melhoria da qualidade, comunicação interna, aumento da produtividade, adoção de políticas internas, dentre outras.
A princípio pode-se ter a falsa ideia de que o clima organizacional no contexto de home office, é mais tranquilo do que no trabalho presencial, principalmente em função da menor intensidade de interação social.
Mas, no momento que estamos vivendo, onde nem todas as empresas e colaboradores estavam preparados para atuar nesse modelo remoto, e o mesmo acabou sendo imposto do dia para a noite, a pesquisa de Clima pode trazer resultados que vão além dos indicadores que mencionamos acima.
Para exemplificar, uma recente pesquisa realizada pela empresa Pulses, que desenvolve ferramentas para medir o clima organizacional, apontou que “54% dos entrevistados estão tendo níveis de ansiedade médios e altos durante a quarentena. ”
Por isso, para Cesar Nanci, CEO da Pulses, as empresas precisam se humanizar ainda mais: “Ter uma mentalidade centrada nos colaboradores é o mais importante nesse momento. A nova rotina de trabalho, o receio de não dar conta, e as dúvidas sobre as futuras configurações de trabalho têm tornado o papel do RH indispensável neste momento, afinal, cuidar das pessoas nunca foi tão necessário. “
A aplicação de questionários com o propósito de entender essa nova rotina se torna então estritamente necessária e, a partir dos resultados pode-se alinhar as ações que devem ser desenvolvidas em busca de melhorias no dia a dia do trabalho virtual.
Essas pesquisas podem apontar algumas dificuldades que, por vezes, possam ser facilmente resolvidas pelas empresas, como o fornecimento de equipamentos, kits de segurança e até cadeiras, passando também por questões mais complexas, como sessões de aconselhamento ou indicação de atendimento terapêutico. De qualquer forma, tais ações certamente contribuirão para uma melhor adequação a esse novo modelo e um maior engajamento, pela percepção de acolhimento por parte do Colaborador.
De acordo com Ana Cláudia Medeiros, gerente de Gestão e Gente:
“Manter ativo o diálogo com cada colaborador, a fim de se inteirar sobre a rotina de adaptação ao home office, a saúde emocional e a produtividade, é uma das formas de gerar interatividade com a empresa. O papel do RH é justamente ser ponte de comunicação e de fortalecimento entre os colaboradores, a empresa e os próprios gestores”, concluiu.
Ou seja, como sempre apontamos, a área de RH se torna ainda mais estratégica, para alinhar valores, humanizar as relações, transmitir segurança, principalmente num momento atípico como estamos vivendo.
Abaixo algumas referências sobre esse tema.
https://rhpravoce.com.br/posts/produtividade-em-meio-a-pandemia-a-pesquisa-de-clima-pode-ajudar
https://www.blogdajuliska.com.br/ansiedade-tem-aumentado-no-ambiente-organizacional-com-a-pandemia
https://institutopublix.com.br/o-teletrabalho-e-a-pandemia-antes-durante-e-depois/
https://www.pulses.com.br/insights/papel-do-rh-na-pandemia-covid-19


Start UP Consultoria em Recursos Humanos
Start UP Consultoria em Recursos Humanos
Start UP Consultoria em Recursos Humanos
Start UP Consultoria em Recursos Humanos
Start UP Consultoria em Recursos Humanos

Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!