Até a um tempo atrás era comum só ouvirmos o termo Feedback dentro das empresas e, esse conceito já está bem enraizado, todos sabem da sua importância, mesmo aqueles que não o praticam.

Mais recentemente o termo Feedforward, também começou a aparecer com força e, o RH passou a incorporá-lo e, disseminar esse novo conceito aos Gestores de suas empresas.

Para que não fique dúvida vamos esclarecer a diferença entre os dois termos:

Feedback trata de um comportamento que se deu no passado. 

Feedforward trata de um comportamento futuro, e tem tom de sugestão. 

O feedback funciona como um ponto de referência para o colaborador entender sua posição atual, como está o seu desempenho, assim como sua produtividade e qualidade com base nas atividades que estão sendo desenvolvidas, em busca de um melhor resultado.

O feedforward tem um olhar direcionado para o futuro. Ao contrário de focar no passado e nos comportamentos e fatos acontecidos,  ele se concentra em como melhorar e alcançar melhores e novos resultados.

Portanto a maneira mais fácil de entender essa diferença entre os dois é pensar em termos de passado e futuro.

Uma cultura organizacional rica em feedback e feedforward, onde os Colaboradores se sentem confortáveis ​​em pedir, dar e recebe-los de seus colegas e gestores, pode realmente mudar efetivamente o ambiente de trabalho, as relações interpessoais e o clima organizacional.

Mas em muitas empresas esse tipo de retorno é algo que acontece apenas uma vez por ano, durante as revisões ou avaliações anuais.

Você se lembra da última vez que alguém lhe deu algum feedback sobre seu desempenho no trabalho? Se você tiver que pensar sobre isso por mais do que alguns segundos, provavelmente já foi há muito tempo.

Embora receber feedback e feedforward possa ser assustador para algumas  pessoas, também é absolutamente necessário se você deseja criar equipes motivadas e de alto desempenho.

E você sabe  o porquê?

Porquê eles provocam mudanças e incentivam o crescimento.

Oferecem às pessoas a oportunidade de se verem de uma maneira diferente. Ajuda-os a ver como os outros os percebem e o impacto que seu estilo de comportamento e formas de trabalhar têm sobre os demais na equipe.

Isso pode ser particularmente esclarecedor para os Gestores, pois os ajuda a ver como podem ser mais capazes de gerar confiança e inspirar um melhor desempenho de sua equipe.

Além do mais, a maioria das pessoas naturalmente deseja ter sucesso em seu trabalho e, como resultado, costuma ser muito receptiva a feedbacks e feedforward construtivos.

E mesmo que os mesmos não sejam efetivamente positivos, um colaborador pode receber feedback e feedforward construtivos que o tocam e provocam uma mudança que permite que se tornem ainda melhores.

Esse conhecimento de que somos úteis e valorizados nos dá um senso de propósito. Isso nos mostra que há um significado no que fazemos e, que fazemos parte de uma equipe mais ampla que trabalha com os mesmos objetivos.

É isso que faz as pessoas terem vontade de  trabalhar todos os dias e darem o seu melhor.

Dar feedback e feedforward regularmente é uma forma de mostrar aos colaboradores que eles são valiosos.

Através deles é possível  colocar as questões mais as claras,  para que os problemas possam ser resolvidos e possam encontrar maneiras de trabalhar as questões presentes e futuras, de maneira conjunta.

Sendo assim, é fundamental que as organizações mantenham uma cultura saudável e aberta, onde os colaboradores e seus gestores, possam dar e receber feedback e feedforward de maneira regular e fluida.

Fontes de referência:

https://www.t-three.com/soak/insights/why-feedback-is-important

https://blog.smartleader.com.br/feedfoward-ou-feedback-quais-as-diferencas/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/feedforward-entenda-conceito-4-dicas-aplicar-dia-dia/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.