O dia 20 de novembro é conhecido como o Dia da Consciência Negra, em referência a morte do Zumbi dos Palmares, figura de destaque no combate a escravidão.

Mas por que esse tema é tão importante? Ao longo de sua história, o Brasil se constituiu seguindo os preceitos do racismo, utilizado anteriormente para manter a escravidão. Essa constituição errônea, tornou o Brasil um país racista estruturalmente, pois o mesmo está presente nas relações sociais, políticas, econômicas, institucionais.
Para compreendermos o racismo nas instituições, basta nos questionarmos onde está a população negra dentro das nossas empresas? Quais são os cargos que ocupam?

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos em 2016, embora a população brasileira seja composta 54% por pessoas negras, as mesmas ocupam apenas 5% dos cargos de lideranças nas maiores empresas do país. Quando falamos em mulheres negras em cargos de liderança, esse número reduz ainda mais, e passa a ser apenas de 1%.

O que nos leva a refletir: De quem é a responsabilidade para reverter essa estatística? Qual o papel do RH nesse processo?

Todos NÓS temos papel fundamental nessa luta, que esta apenas começando!

“Em um país racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.